segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Marcação da obra

Hoje foi dia de marcação das balizas referentes à implantação da obra.











Quadro de obras

No domingo foi hora de instalarmos o quadro de obra. Está tudo pronto a receber a luz, mas isso ainda vai demorar uns dias até que os técnicos venham ao local fazer a ligação. Vamos lá a ver quanto tempo teremos de esperar...
Também andámos a arrancar umas árvores de fruto que atrapalhavam a implantação da casa, no entanto, desta vez a Maria perdoou-nos uma vez que as árvores foram transplantadas para o outro terreno de cultivo.
Caso houvesse dúvidas qual o nome a dar à futura casa, a Maria fez o favor de elucidar fazendo uma placa com a identificação da família e pendurou-o no poste de electricidade...

Contadores de electricidade

Neste sábado, dia 25 de Janeiro, assentámos o nosso primeiro tijolo, mas ainda não foi para a casa propriamente dita, uma vez que ainda faltam cumprir uma burocracias e entregar na Câmara mais papelada de modo a emitirem a licença. Assentámos os contadores de electricidade, para que depois uma empresa credenciada faça a baixada da EDP. Poderíamos pedir para que eles fizessem até mesmo a instalação dos contadores, mas assim ficar-nos-á mais barato.
Provisoriamente, ficaram instalados num muro feito em capoto ao fundo do bico do terreno, pois assim a baixada fica mais barata, uma vez que tem o poste mesmo ao lado. No futuro, quando a casa estiver pronta, podemos pedir alteração do local do contador, uma vez que depois também pedirei à EDP que mude o poste existente para um local onde não seja tão incómodo a entrada dos carros.
Esta sensação de finalmente estar perto de começar é mesmo boa!!!





Deferimento do processo de edificação - parte II

Em menos de duas semanas, dia 24 de Janeiro,  recebemos o deferimento da Câmara quanto ao aditamento do prolongamento do prazo de execução. Agora sim, temos margem de manobra para construirmos com tempo conforme as nossas possibilidades, visto que passamos a ter a licença inicial de construção para 60 meses, podendo depois ainda ser renovada.
O próximo passo será pedirmos ao construtor toda a documentação necessária para a emissão da licença de construção.
Documentos necessários para levantamento da licença:
- Apólice de seguro de construção, quando for legalmente exigível
- Apólice de seguro que cubra a responsabilidade pela reparação dos danos emergentes de acidentes de trabalho
- Termo de responsabilidade assinado pelo técnico responsável pela direcção técnica das obras
- Declaração de titularidade do certificado de classificação de industrial de construção civil, a verificar no acto de entrega do alvará com exibição do original do mesmo
- Livro de obra
- Plano de segurança e saúde

Abate de árvores incómodas

Como sabem, no terreno contínuo ao nosso, existem duas árvores de grande porte bastante incómodas em termos de sombreamento e vistas, pelo que conversámos com os vizinhos que nos deram total liberdade de as abater definitivamente.
Então no dia 19 de Janeiro foi o dia de elas irem abaixo. Contratámos uma máquina que nos auxiliasse, uma vez que elas são mesmo de grande porte, e com a ajuda de alguns amigos lá vieram elas abaixo num espaço de 3 horas. Só este pequeno pormenor fez com que o terreno até parecesse maior dada a amplitude de visão que agora possuímos. A lenha não foi cortada mas foi toda arrumada junto ao tanque de modo a não estorvar na construção. Esta lenha ainda nos vai dar muitas horas de trabalho devido à quantidade e grossura dos troncos, mas isso será para outra altura.
O pequeno senão, foi que tivémos a Maria à perna a fazer contas de quantos anos vamos deixar de viver à conta de deitarmos árvores abaixo.

Aditamento ao projecto

Após conversa com amiga que trabalha no departamento de obras da Câmara municipal de Mondim, fomos alertados que solicitámos um prazo de execução muito curto (24 meses), uma vez que o nosso objectivo é ir fazendo a casa conforme as possibilidades. De modo a obtermos licença inicial por um período mais prolongado, no máximo de 5 anos, deu-nos todas as dicas dos procedimentos a seguir.
Para começar, e uma vez que ainda não levantámos a licença, teríamos de solicitar ao nosso técnico responsável pelo projeto, uma nova calendarização que prolongasse os trabalhos num período de 60 meses, baseado na justificação que seria este o tempo necessário para a boa execução da obra.
Tratámos então de pedir esta alteração ao técnico, e como era um processo muito fácil, em poucos dias deu-nos a documentação toda pronta.
No dia 13 de Janeiro, entregámos então na Câmara o pedido de aditamento relativamente ao prolongamento do prazo de execução, pelo qual pagámos mais 4.00€. Foi-nos prometido que tratariam deste assunto com a maior celeridade possível, uma vez que o habitual é demorar cerca de 3 a 4 semanas, mas provavelmente ficará pronto antes desse prazo terminar. O que não vale ter conhecimentos com as pessoas certas e o Zeca ter ido lá reclamar anteriormente...

Deferimento do processo de edificação

No dia 19 de Dezembro de 2013 finalmente recebemos o deferimento da Câmara relativamente ao processo de edificação. Temos agora o prazo de 1 ano para levantamento da respectiva licença de construção.
Com a decisão tomada de entregar esta 1ª fase da construção ao empreiteiro José Maria Magalhães Carvalho, temos agora de lhe solicitar toda a documentação necessária para entregar na Câmara aquando do levantamento da licença. Ainda não foi desta que nos livrámos dos papéis e passámos às obras...